

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 234 milhões de pacientes são operados por ano em todo o mundo e, destes, um milhão morrem em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório. Estima-se que no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações.
A realidade parece distante da população em geral, mas as medidas de precaução contra infecções também precisam fazer parte de nosso dia a dia.
Você sabia que o simples gesto de lavar as mãos evita doenças como infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele? Ainda de acordo com a OMS, a higienização correta das mãos poderia reduzir em até 40% a incidência de infecções.
Pensando nestes dados alarmantes, no mês da higienização das mãos e controle de infecção hospitalar, a Beneficência Portuguesa de São Paulo preparou uma animação para alertar a população sobre a importância de todos nós higienizarmos as mãos nas diferentes situações do dia a dia.
Confira 5 dicas simples para serem implementadas já em sua rotina, além do vídeo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=mzD414N56Lk
Quando eu não posso esquecer de lavar as mãos?
- Antes de comer ou manusear alimentos
- Antes e depois de realizar refeições
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar
- Após ir ao banheiro
- Após tocar, alimentar ou limpar um animal
- Antes e depois de tocar em um machucado
- Após recolher o lixo