

Em todo processo de limpeza e higienização, para se obter a melhor performance, devemos considerar importantes fatores
- Ação mecânica, força de arraste ou força mecânica. Pode ser o processo de esfregar o chão com um mop, ou também processos mecanizados, como o trabalho de uma lavadora automática de pisos.
- Ação química, força (ação) química. É a função dos produtos de limpeza, que agem especificamente para um tipo de processo, um produto detergente, age sobre a sujidade impregnada em uma superfície a nível molecular, fazendo com que se solte e facilite a limpeza, a escolha ideal do produto para a limpeza ou higienização é fundamental para manter o equilíbrio do processo, e obter os melhores resultados.
- Ação térmica, força da temperatura, consiste na eficiência da remoção das sujidades através de solução de produto química em uma certa temperatura específica, por exemplo há lavadoras de pisos que trabalham com uma solução com água morna.
- Ação temporal, tempo de ação ou de contato, é determinado pelo tipo de superfície a ser limpa, pelo nível de sujeira a ser removida, e pela escolha do produto de limpeza, onde para cada ação, é necessário um tempo ideal, por exemplo o produto desinfetante precisa estar em contato para ter sua ação contra os microrganismos, o tempo de esfregação é necessário para a remoção das sujidades.
A força que deve ser empregada com maior intensidade dependera da análise da superfície.
Dentro das ações, todos os fatores estão interligados, sendo que, alterando um dos fatores, um ou mais dos outros deverá também ser alterado para que os resultados permaneçam os mesmos. Por exemplo, nas ações: se diminuirmos a concentração de um desinfetante em um processo de desinfecção (ação química) deveremos aumentar o tempo de exposição ao produto (ação temporal) para que consigamos os mesmos resultados microbiológicos (redução de microrganismos).
Por isso existe produtos com vários níveis de diluição, e para fins específicos, as marcas Prolim e ADPRO oferecem uma extensa linha que facilitam a limpeza, reduzindo o ciclo através de produtos com alto poder de limpeza, para cada processo.
Levando em conta esses fatores, devemos tomar certos cuidados para uma limpeza sempre com eficiência:
- nunca misturar produtos químicos
- ler sempre os rótulos antes de utilizar
- diluir conforme informação do rotulo
- observar se o produto é apropriado para o processo desejado
- sempre utilizar equipamentos de segurança
Dessa forma conseguimos sempre uma limpeza eficiente.