

O contato é a via de transmissão mais comum de germes através das mãos. A maioria dos germes são inofensivos para o homem mas alguns podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias.
Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de você ajudar a reduzir a transmissão da infecção e proteger-se a si e aos que o rodeiam.
É de vital importância que as crianças saibam os benefícios e a importância da correta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos da forma certa vai ajudar a garantir que esta prática se torne um hábito ao longo da vida.
Voluntários
Todas as pessoas que cuidam de amigos ou familiares que perderam essa capacidade, é igualmente importante que apliquem a técnica correta de lavar as mãos. Desta forma estarão ajudando significativamente a reduzir a transmissão de infecções a pessoas mais suscetíveis à infecção devido ao seu estado de saúde.
Visitar amigos ou familiares no Hospital
Ao visitar um amigo ou familiar no Hospital ou outra instituição onde se prestam cuidados, é importante assegurar que você lavou as mãos de forma a prevenir a disseminação de infecções.
Cinco dicas importantes como visita:
- Pense na segurança dos doentes antes de os visitar. Se você, ou alguém em casa, estiver constipado ou não se sente bem – especialmente se tiver diarreia – mantenha-se afastado até se sentir melhor.
- Pense no que vai levar ao doente. A comida é um prazer que fica melhor guardada em casa até o seu regresso. Não se sente na cama dos doentes e mantenha o número de visitas ao mínimo de um de cada vez. ´
- O gesto mais importante que pode fazer é lavar e secar as suas mãos antes de entrar na enfermaria (ou quarto), especialmente após ter utilizado o banheiro. Não tenha receio de utilizar a solução alcoólica para as mãos se estiver acessível na entrada do quarto ou junto à cama.
- Nunca mexa nos soros, drenos ou outros equipamentos que rodeiam a cama.
- Não tenha receio de causar constrangimento aos profissionais que trabalham no hospital. Os médicos atarefados podem por vezes esquecer coisas simples tal como lavar as mãos antes de examinar os doentes. Nenhum profissional deve ficar ofendido de o lembrarem de lavar as mãos de uma forma simpática e educada.
2 – Como lavar as mãos?
Demora cerca de 60 segundos para lavar as mãos corretamente. É o mesmo tempo que levamos a cantar “Parabéns a você” duas vezes seguidas.
Encorajar as crianças a lavar as mãos corretamente mostrando como se faz, servindo-lhes de exemplo.
3 – Quando lavar as mãos?
Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, especialmente quando:
- Antes de comer ou manusear alimentos
- Após utilizar o banheiro
- Após assoar o nariz, tossir ou espirrar
- Após tocar em animais ou recolher seus dejetos
- Após manusear resíduos
- Após trocar fraldas
- Antes e após tocar em doentes ou feridas
- Antes e após visitar doentes, em casa ou em hospitais
Fonte: http://www.anci.pt/